sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ao sabor do vento (e de cervejas) em Paris - 26/04/2011

Saímos da estação de King's Cross St. Pancras em Londres perto das 13h00. A intenção era almoçarmos no Eurostar para não perder um minuto quando chegássemos em Paris. A intenção foi colocada em prática por todos os membros da minha família, exceto por mim... Uma senhora simpática, mas muito falante, ao perceber que eu falava português com meus pais, começou a fazer mil perguntas sobre a Argentina (!?!?!?!) antes do trem partir. Acabou que eu fiquei as mais de duas horas de viagem conversando com a senhora. Como ela era professora de inglês, aprendi um pouco mais do idioma, mas por outro lado perdi meu almoço...

Ao chegar em Paris fomos direto para o hotel. Meus pais ficaram desfazendo as malas, mas eu estava com muita fome, pois minha última refeição havia sido uma Old Speckled Hen na noite anterior. Resultou que minha irmã, meu cunhado e eu fomos procurar um lugar para eu almoçar às 16h00. Encontramos o apático O'Sullivans Café Bar (1, Boulevard Montmartre, 75002, Paris). Um pub parecido com os que encontramos no Brasil: só tem jeito de pub, mas na verdade é um local com decoração rústica destinado a festas noturnas; ou seja, nem se comparam aos verdadeiros pubs ingleses.

Como eu ainda estava no clima de Londres, minha refeição foi Fish and Chips acompanhado de uma pint de Kilkenny. Já havia tomado esta cerveja várias outras vezes e, não importa o local, sempre foi uma experiência agradável. Depois da Guinness é a outra grande cerveja popular de qualidade da Irlanda. Por sinal, esta cerveja é distribuída pelo mesmo grupo (Diageo plc) que administra a Guinness e tantas outras bebidas alcoólicas famosas, como Smirnoff e Johnnie Walker.

Nome: Kilkenny
Estilo: Irish Red Ale
País de origem: Irlanda
Cervejaria: St. Francis Abbey
Álcool (%): 4.3
Copo Ideal: Pint
Aroma: Lúpulos, sensações torradas e tostadas, nozes, caramelo e maçã.
Aparência: Líquido de tonalidade avermelhada escura com espuma bastante consistente cor creme.
Sabor: É muito cremosa e honra o termo "cream ale" exposto nas embalagens. É levemente lupulada, tostada e com amargor agradável que perdura por muito tempo. Há sensações de frutas vermelhas ácidas discretas.
Sensação: Uma ótima cerveja, cremosa, encorpada e saborosa. Ainda assim, é possível tomar várias pints e não enjoar.
Nota (1/5): 3,7


Depois de um passeio rápido pela região de Montmartre, fomos jantar em um restaurante belga chamado León de Bruxelles (30, Boulevard Italiens, 75009, Paris). Lugar simples, mas com bom serviço. Desta vez dei uma folga para o peixe com fritas e escolhi penne com queijo e frango.


Para acompanhar o prato pedi uma cerveja francesa: Ch’Ti Blonde
Nome: Ch'Ti Blonde
Estilo: Biere de Garde
País de origem: França
Cervejaria: Brasserie Castelain
Álcool (%): 6.4
Copo Ideal: Tulipa
Aroma: Leve frutado com toques apimentados e salgados provenientes do malte.
Aparência: Cor dourada levemente escura com espuma branca média.
Sabor: É seca com gosto salgado inicial, após vem sugestões amadeiradas desproporcionais pelo fato de apresentar sensação alcoólica desbalanceada. Ainda assim, apesar do álcool, em um curto espaço de tempo não resta nenhuma sensação marcante.
Sensação: A desproporção do álcool prejudica o conjunto e fazem os sabores dissiparem-se rápido. 
Nota (1/5): 2,7

Nenhum comentário:

Postar um comentário