sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Pub Crawl em Londres 4 - 25/04/2011

Quando eu estava planejando a viagem, queria incluir no roteiro um local onde fosse possível degustar cervejas belgas. Na internet encontrei bons comentários a respeito de um restaurante em especial e inclui o mesmo no itinerário. Foi um tanto quanto complicado achar o local, mas valeu a pena todo esforço, pois meu cunhado, irmã e eu fomos recompensados com uma ótima experiência.
Chegamos no Belgo Centraal (50, Earlham Street, London, WC2H 9LJ) por volta das 19h30. Até pensamos que o restaurante estava fechado, pois ele fica no subsolo da entrada com acesso por umas escadas de ferro. Quando finalmente entramos no restaurante a visão foi um tanto diferente: mesões gigantes onde várias pessoas a dividiam, luz amarela baixa, muita fumaça saindo da cozinha, mas ainda assim todos se divertindo.
Sentamos em um canto e foi difícil escolher um tradicional prato belga para o jantar, mas as cervejas foram de fácil escolha. Começou aí nossa experiência cervejística e religiosa (prossiga a leitura para entender).

Iniciamos a degustação com uma cerveja que carrega uma estigma gigante. No Brasil, em casas especializadas, ela chega a ser vendida por até R$ 250,00. Ela é fabricada pelo método champenoise, similar ao método produtivo de champagnes. Estou falando da DeuS Brut des Flandres.

Nome: DeuS Brut des Flandres
Estilo: Belgian Golden Strong Ale
País de origem: Bélgica
Cervejaria: Bosteels
Álcool (%): 11.5
Copo Ideal: Flauta
Aroma: Apresenta uma riqueza que desperta o olfato: muito frutado, peixe (não chegando a ser um defeito), banana, lúpulo, casca de árvore, amadeirado, ameixas e álcool no final evidente, mas muito bem inserido
Aparência: A garrafa é um show a parte. O líquido apresenta coloração amarelo claro/dourado opaco com espuma branca de ótima duração.
Sabor: Na boca, desce quente pelo álcool desde o início até o fim. Apresenta uma mistura com inúmeras sensações frutadas (peras, pêssegos, damasco, etc.) mas sem a riqueza do aroma. É amarga e seca com ótima sensação de sabor remanescente no retrogosto.
Sensação: Tentei despir-me da influência comum que sempre considerou esta uma cerveja muito superior a diversas outras, mas foi difícil ser imparcial. Primeiro porque ela é quase um mito e segundo porque, de fato, a cerveja é maravilhosa.
Nota (1/5): 4,0



A segunda cerveja escolhida foi a Judas.

Nome: Judas
Estilo: Belgian Golden Strong Ale
País de origem: Bélgica
Cervejaria: Alken-Maes
Álcool (%): 8.5
Copo Ideal: Tulipa
Aroma: Frutado, amadeirado, lúpulo herbal e floral.
Aparência: Cor dourado escuro e brilhante. Ótima formação de espuma branca.
Sabor: Sugestões doces puxadas para as frutas, dentre elas banana, maçãs e abacaxi. O álcool e alta carbonatação conferem um bom conjunto.
Sensação: Não há nada que a torne diferente de outras cervejas do mesmo estilo. É honesta e saborosa.
Nota (1/5): 3,6



Depois de começar com DeuS, ir para Judas, o final não poderia ser diferente: Satan Gold. O detalhe é que o garçom deve ter percebido nossa transgressão religiosa e serviu a cerveja em um copo da Mort Subite...

Nome: Satan Gold
Estilo: Belgian Golden Strong Ale
País de origem: Bélgica
Cervejaria: De Block Brouwerij
Álcool (%): 8.0
Copo Ideal: Taça
Aroma: Além de variações de lúpulos, apresenta notas de frutas cristalizadas.
Aparência: Rótulo simples, mas sugestivo. Líquido dourado opaco com espuma branca baixa, mas permanente.
Sabor: No copo já era possível ver a alta carbonatação, mas na boca ela é percebida com muito mais intensidade. Os sabores frutados, amadeirados e de vinho branco são somados a um conjunto seco que acompanha até o fim do gole.
Sensação: O conjunto todo agrada e proporciona uma ótima sensação, apesar do baixo retrogosto.
Nota (1/5): 3,9



Como havíamos colocado degustado boas cervejas no local anterior, queríamos fechar a noite no tradicional modo inglês, assim sendo, na volta para o hotel paramos no The Brewmaster (37, Cranbourn Street, City of London, WC2H 7AD).

Para fechar a noite pedimos uma cerveja clássica: Old Speckled Hen.


Nome: Old Speckled Hen
Estilo: Extra Special Bitter/English Pale Ale
País de origem: Inglaterra
Cervejaria: Greene King
Álcool (%): 5.2
Copo Ideal: Pint
Aroma: Amadeirado com toques doces, malte e lúpulo.
Aparência: Coloracao âmbar opaca escura com espuma de curta duração.
Sabor: O gosto acompanha todas as características do aroma, mas com um sugestão de caramelo evidente. No final do gole o amargor mostra sua presença caracterizando bem esta bitter. Retrogosto médio com amargor seco típico do estilo.
Sensação: Bem equilibrada e amarga na medida. Felizmente é possível encontrar esta boa cerveja em várias torneiras no Brasil.
Nota (1/5): 3,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário